27 abr

Poveglia a Ilha Assombrada

Poveglia está localizada numa lagoa a aproximadamente a três quilômetros dos famosos monumentos de Veneza. A ilha de 17 hectares está desabitada há anos e até já foi leiloada pelo governo, mas não houve nenhum interessado.

Ilha vista do mar. Flick: https://www.flickr.com/photos/gianni_mello/4043636235/
Ilha vista do mar. Flick: https://www.flickr.com/photos/gianni_mello/4043636235/

 

Mas você deve estar se perguntando, por que esta ilha na lagoa de Veneza está assim abandonada e por que ninguém quer habitar a misteriosa ilha? Segundo lendas esta é a ilha mais assombrada da Itália e que se arrasta até os dias de hoje. Construída por volta do século 14 à ilha serviu inicialmente para barrar a entrada de inimigos e para prender os inimigos das guerras.

Construções abandonadas na ilha. Flick: https://www.flickr.com/photos/107085794@N04/10568687746/
Construções abandonadas na ilha. Flick: https://www.flickr.com/photos/107085794@N04/10568687746/

 

Por diversas vezes a ilha foi utilizada como um local de quarentena para as várias doenças como a peste negra que devastou o país. A ilha chegou a um estágio em que não havia mais lugar para enterrar os mortos pela peste que eram empilhados e queimados na própria ilha. Mais tarde a ilha foi um local de asilo para doentes mentais que segundo a lenda o diretor do asilo era um psicopata que massacrava seus pacientes e que acabou se atirando de uma das torres das construções e foi morto pelos fantasmas dos seus pacientes.

Vala de ossos. Flick: https://www.flickr.com/photos/107085794@N04/10568687936/
Vala de ossos. Flick: https://www.flickr.com/photos/107085794@N04/10568687936/

 

Por conta deste passado a ilha é considerada um local podre e que não deve ser habitada e nem visitada para evitar o roubo dos ossos que ainda existem lá. Parte da ilha é composta por cinza dos ossos e tornou-se um local com uma reputação detestável. Antes de se tornar inabitável muitas pessoas passaram por ela, mas não conseguiram permanecer mais de uma noite. Segundo relatos a atmosfera da ilha é pesada e houvesse gritos e pedidos de socorro por toda a ilha além de sombra e vultos. Mas é claro que a pessoas que dizem que a ilha pode e deve ser reabitada e que não existe nenhum tipo de assombração nela.

Relatos, histórias, lendas, reais ou não será que você teria coragem de visitar a ilha caso ela fique acessível ao público?

Por: Ana Cristina Isensee.

Publicações relacionadas

Sorrento

Sorrento está localizada próxima a Nápoles e a Costa Amalfitana. Uma pequena e aconchegante cidade que passa despercebida por muitos. Uma cidade belíssima para descansar e refletir sobre as belezas da Itália. Por mais que você ache que já conhece todos os lugares da Itália vai ficar encantado com Sorrento, uma cidade encantadora com suas […]

Cinque Terre

Cinque Terre é um nome dado a um conjunto de cinco pequenos vilarejos situados na região de Ligúria, em um pequeno trecho de terra acidentado. Considerada um patrimônio da UNESCO e um local que foge da mesmice dos grandes centros de turismo da Itália. As cinco cidades que compões Cinque Terre são: Riomaggiore, Manarola, Corniglia, […]

Roma

Roma a capital da Itália e é uma das cidades mais antigas da humanidade ainda existente. Segundo a mitologia a cidade nasceu através dos irmãos Rômulo e Remo que foram jogados no rio Tibre e depois de resgatados por uma loba e criados por um casal de pastores retornaram à cidade vizinha e ganharam terras […]