21 jun

Lucca

Lucca está situada na Toscana e apesar de aparentar ser uma pequena e pacata cidade italiana, esconde muitos lugares lindos para se visitar. Cercada por quatro quilômetros de uma gigantesca muralha, Lucca esconde maravilhas.

Iniciamos nosso passeio pela muralha que foi iniciada em 1513 com o objetivo de proteger a antiga cidade de invasores. A muralha possui 12 metros de altura e 30 metros de largura. E para quem gosta de andar de bicicleta esta é uma ótima pedida.

Por dentro das antigas muralhas Lucca possui um grande centro histórico que possui mais de 100 capelas. Além dos prédios religiosos cada torre e palácios possui sua própria capela particular. Ainda próximo ao centro histórico encontramos a Catedral de Lucca dedicada a São Martinho construída no século XI. Sua fachada chama a atenção até mesmo daqueles que não se interessam pela arquitetura. Cheia de afrescos e arcos que compõem toda a frente e lateral da catedral.

Próximo a catedral temos um pequeno museu em homenagem ao compositor Giacomo Puccini. Reconhecido mundialmente pelas óperas La Boheme e Turandot. Caminhando pelas pequenas ruas de Lucca chegamos a praça do anfiteatro, a Piazza dell’Anfiteatro Romano. Hoje em dia muito utilizada pelo comercio popular e por restaurantes e bares locais. A praça ainda preserva grande parte da antiga arquitetura como os portais por onde os gladiadores entravam na arena. Isso se da ao fato de que por muito tempo o anfiteatro foi utilizado para cortiços. Que foram retirados do local para dar espeço a esta bela praça construída sobre as ruinas do anfiteatro.

Outro local encantador é o Palazzo Pfanner um museu particular da família Pfanner. O museu chama a atenção pelo seu enorme jardim cheio de plantas exóticas e estatuas de deuses da mitologia Romana. Construído no século 17 e comprado dois anos depois pela família suíça Pfanner. Dentro do museu podemos encontrar diversas roupas utilizadas na época até mesmo roupas de cirurgião. O museu já foi utilizado como cenário para gravar cenas de vários filmes entre eles Il Marchese del Grillo de Mario Monicelli.

E para finalizar uma curiosidade que poucos sabem, Lucca é a cidade natal de Alfredo Volpi um dos maiores pintores modernos do Brasil. Volpi nasceu em Lucca em 1896 um ano depois emigrou para o Brasil junto com seus país. Voltando para a Itália uma única vez para participar da 25ª Bienal de Veneza.

Publicações relacionadas

Gênova

Hoje vamos iniciar nossa famosa lista das 10 melhores cidades para se viver na Itália. E nossa top 10 é Gênova uma bela e aconchegante cidade. Vamos lá conhecer um pouco mais sobre Gênova. Gênova esta localizada na região da Ligúria com cerca de 639.560 habitantes com uma área de 243 Km². Gênova é uma […]

Ilha di Capri

A Itália possui uma das mais populares ilhas a Ilha di Capri que fica próxima a Sorrento e Nápoles. Para chegar à ilha é necessário pegar um dos barcos que fazem a travessia. E logo que chegamos a ilha podemos ver o porquê este pequeno lugar chama tanto a atenção dos turistas que o visitam. […]

Sardenha

Sardenha é uma ilha no mar mediterrâneo ocidental a oeste da Itália com uma extensão de 24090 km² é a segunda maior ilha do mediterrâneo perdendo somente para Sicília, outra ilha italiana. Uma ilha paradisíaca que atrai muitos turistas por sua beleza natural, seus arquipélagos e praias deslumbrantes. E é claro que dependendo da época […]