12 jul

Ravenna

Ravenna faz parte da região da Emília Romanha e possui mais de 144.000 habitantes. Conhecida por sua história e pelos mais belos mosaicos, Ravenna possui um acervo gigantesco de muita arquitetura, museus, igrejas e monumentos históricos. Tudo se encontra espalhado pelas pequenas e belas ruas da cidade. Uma cidade super importante para a economia local e que já foi capital do império Romano do ocidente em 402 a 476 d. C.

Iniciamos nosso tour por Ravenna na Basílica Sant’Apollinare in classe que fica bem próxima do centro da cidade e é super conhecida por sua arquitetura ainda bem conservada e original. Nada foi altera desde seu nascimento em 549 d.C.. A igreja é decorada com os mais belos e preservados mosaicos. Inclusive um destes mosaicos é considerado o primeiro a representar satanás. E outro lugar magnifico para conhecer é a Basílica di Sant’Apollinare Nuovo, aí você se pergunta: tá mas não é a mesma? Não, e por isso é intitulado Nuovo para diferenciar da antiga igreja. A Basílica Nuovo foi construída por ordem do Rei Godo Teodorico no século VI e foi batizada com o nome de Domini Nostri Jesus Christi um local para os cultos Arianos.

Depois de alguns anos todos os pertences foram transferidos para uma igreja católica e passou a ser chamada de San Martino di Tours. No século IX a basílica de Sant’Apollinare in classe estava sendo alvo de ataques piratas e para preservar as relíquias da igreja todos os itens foram levados para a nova igreja a San Martino di Tours. Que passou a ser chama de Basílica di Sant’Apollinare Nuovo.

Outro local maravilhoso para se visitar em Ravenna é o Mausoléu de Gala Ravenna construído no século V. Que segundo histórias foi uma obra iniciada por Onorio, o primeiro imperador romano do ocidente, e meio irmão de Galla Placidia que continuou as obras após a sua morte precoce. Porem o mausoléu não chegou a ser utilizado por nenhum da família. E hoje é um grande destaque por seus mosaicos, os mais antigos da cidade de Ravenna revelando a paisagem de um céu noturno. E uma cúpula redonda formada somente com uma única pedra, o que intriga muitos estudiosos até hoje.

Ravenna ainda possui muitos outros locais para serem conhecidos como a Cappella Arcivescovile, Battistero Neoniano, Batisterio degli Ariani e o Duomo di Ravenna. É claro que temos que terminar nosso passeio por Ravenna na piazza de Popolo um local charmoso onde podemos apreciar o ar típico da cidade e ainda experimentar os mais deliciosos pratos típicos da Itália. Afinal Ravenna respira história e cultura.

Publicações relacionadas

Gênova

Hoje vamos iniciar nossa famosa lista das 10 melhores cidades para se viver na Itália. E nossa top 10 é Gênova uma bela e aconchegante cidade. Vamos lá conhecer um pouco mais sobre Gênova. Gênova esta localizada na região da Ligúria com cerca de 639.560 habitantes com uma área de 243 Km². Gênova é uma […]

Ilha di Capri

A Itália possui uma das mais populares ilhas a Ilha di Capri que fica próxima a Sorrento e Nápoles. Para chegar à ilha é necessário pegar um dos barcos que fazem a travessia. E logo que chegamos a ilha podemos ver o porquê este pequeno lugar chama tanto a atenção dos turistas que o visitam. […]

Sardenha

Sardenha é uma ilha no mar mediterrâneo ocidental a oeste da Itália com uma extensão de 24090 km² é a segunda maior ilha do mediterrâneo perdendo somente para Sicília, outra ilha italiana. Uma ilha paradisíaca que atrai muitos turistas por sua beleza natural, seus arquipélagos e praias deslumbrantes. E é claro que dependendo da época […]