29 jan

Tiramisù

Para quem é adorador da Itália, mas ainda não conhece a cultura deste belo país e acha que a culinária italiana é baseada somente em pizza, massa e lasanha esta muito enganado. A nossa querida Itália também esconde pratos doces deliciosos e um deles é o Tiramisù.

 

 

O Tiramisù é um prato tipicamente italiano e que leva em sua receita uma mistura de queijo italiano com bolacha, café e chocolate. Mas o verdadeiro Tiramisù não leva qualquer queijo e sim o Mascarpone. Traduzindo o nome Tiramisù significa puxa-me para cima ou melhor eleva-me o que tem muito a ver, pois a sobremesa nos levas aos céus e segundo muitas pessoas pode ser considerado um prato afrodisíaco.

 

 

A origem do Tiramisù possui diversas versões diferentes, mas a mais popular é que a região da Toscana foi dominada pelos membros de Florença. Entre eles o Cosme III de Médici. Para festejar sua chegada à nova casa o duque foi recebido com um belo banquete. E neste banquete estava à sobremesa Tiramisù feita com os mais nobres ingredientes da época. Outra versão é que o prato se tornou popular por ser afrodisíaco e que eram preparados para os amantes antes dos encontros.

 

 

Com a popularização do prato muitas outras versões foram criadas. Uma delas especialmente com ingredientes brasileiros. No final do post vamos te passar esta receita deliciosa. Mas é claro que não chega nem aos pés do Tiramisù original.

Agora para titulo de curiosidade o Mascarpone é um queijo feito de leite de vaca sem uso de queijo coalho. Sendo utilizado no seu preparo apenas um pano fino e acido cítrico, resultando em um creme branco e suave.

 

Agora vamos à receita:

 

Ingredientes:

6 claras em neve

6 gemas

½ lata de leite condensado

500g de queijo (neste caso utilizamos o cream chease ou outro queijo cremoso, menos ricota)

1 pacote de biscoito champagne

1 xicara de café bem forte

1 dose de licor

Raspas de chocolate

 

Modo de preparo:

 

Em uma panela misture o queijo o leite condensado e as gemas até forma um creme. E em seguida misture as claras em neve. Reserve este creme.

Em outra vasilha coloque o licor e o café e molhe as bolachas, mas cuidado para não ficar muito molhado. Em seguida inicie a montagem da torta fazendo uma camada de bolacha e outra de creme. Seguindo até o final e terminando com o creme por ultimo.

Para finalizar polvilhe as raspar de chocolate por cima. Leve a geladeira por no mínimo 6 horas e depois esta pronta para servir.

Este é nosso 2º lugar da retrospectiva 2018.

Buon appetito!

Confira nosso e-book Sabores e Aromas da Itália

 

Por: Ana Cristina Isensee

Publicações relacionadas

Queijos italianos

A nossa querida Itália é cheia de charme e com as mais deliciosas comidas que você já deve ter provado. E engana-se quem pensa que na Itália vamos encontrar apenas massa. A Itália pode ser conhecida pelas macarronadas, lasanhas e muita massa, mas muita massa, porém, os queijos italianos também são muito conhecidos. E com […]

ZEPPOLA

Hoje vamos adoçar um pouco o bico e se deliciar com um doce típico da cozinha italiana. E como todas as receitas são uma delicia esta não pode deixar a desejar. A Zeppola ou Zeppoli, que também pode é conhecido como bolo de São Jose por ser um dos atrativos da festa de San Giuseppe, […]

Pignoli

Se você é como nós apaixonado pela Itália e principalmente pela culinária italiana já deve ter ouviu falar sobre o Pignoli ou Pignolo? Ainda não? Bom então agora você vai aprender o que é e algumas das delicias que podem ser feitas com este pequeno ingrediente. E eu digo pequeno porque é pequeno mesmo. O […]