O Torrone é um prato típico da culinária italiano, ou melhor, um doce típico italiano. O doce em formato de torrão é feito de um mix de amêndoas, claras, açúcar e mel. Existem duas versões da história de como surgiu o doce uma delas é que o doce foi inspirado de um doce árabe o Turun. E o nome deriva da palavra Torreo que significa torrar, visto que as amêndoas são tostadas.
Já a outra versão conta que em um casamento nobre os confeiteiros da cidade fizeram um doce à base de amêndoas e mel. Modelado no formato de uma das torres mais importantes da localidade. A torre era chamada de Torrione o que deu origem ao nome do doce.
Seja qual for à origem hoje em dia podemos nos deliciar com a festa do Torrone de Cremona. Cremona é a cidade que possui os melhores Torrone da Itália. A festa acontece geralmente em novembro. Nesta época a cidade fica cheia de barraquinhas servindo todas as variações deste doce delicioso. Lá você pode saborear um Torrone de qualidade nas variedades de chocolate, pistache, café, Limoncello e até Torrone gelato. Além do nosso famoso doce a festa também possui varias atrações culturais e muita musica. Mas o que chama a atenção é o desfile principal com mais de 150 pessoas vestindo os mais diversos trajes.
Agora vamos parar de enrolação e colocar logo a mão na massa e tentar fazer um delicioso torrone italiano.
Ingredientes
Recheio:
500g de mix de castanhas de sua preferência (amendoins, avelãs, nozes,
amêndoas, pistache, castanhas do Pará, castanhas de caju, etc.)
200g de mix de frutas desidratadas de sua preferência (passas brancas ou
pretas, damascos, figos, morangos, laranja, etc)
Marshmallow:
2 claras de ovos bem grandes
2 e 1/2 colheres (sopa) não muito cheias de açúcar refinado
Calda
de especiarias:
1 copo de 200ml cheio
120ml de água
1 colher (sopa) bem cheia de mel
2 paus de canela
Raspas de 1 laranja ou limão
Extrato de baunilha
Calda
de mel:
1 copo de 200ml de mel
Leve as castanhas para serem tostadas em forno médio pré-aquecido.
Cuidado para não queimar. Deixe esfriar e reserve.
Em seguida prepare a calda de especiarias levando todos os ingredientes para
ferver em fogo alto até o ponto de bala firme. Enquanto a calda não chega no
ponto inicie o preparo da calda de mel. Em uma panela alta, ferva o mel em fogo
baixo, depois de ferver aguarde mais 8 minutos e desligue. Cuidado, pois o mel
irá espumar e subir. Faça estes dois preparos simultaneamente para que fiquem
prontos juntos.
Em seguida em uma batedeira bata as duas claras ao ponto de pico firme, depois acrescente aos poucos o açúcar sempre batendo. Ainda na batedeira despeje a calda de mel na batedeira. Faça isso com a batedeira ligada e coloque a calda aos poucos e de madeira uniforme. Em seguida faça o mesmo com a calda de especiarias e deixe o merengue bater por cerca de 10 minutos.
Acrescente as castanhas tostadas e os frutos secos e misture bem. Coloque sobre um tabuleiro revestido com papel manteiga untado com óleo. Espalhe bem e cubra com outro papel manteiga também untado com óleo. Neste momento você deve modelar o torrone para que fique uniforme. Leve à geladeira por 8h.
Por fim desenforme e corte o torrone em barras do tamanho que preferir. Deixe
sempre em local refrigerado.
Buon Appetito!
A nossa querida Itália é cheia de charme e com as mais deliciosas comidas que você já deve ter provado. E engana-se quem pensa que na Itália vamos encontrar apenas massa. A Itália pode ser conhecida pelas macarronadas, lasanhas e muita massa, mas muita massa, porém, os queijos italianos também são muito conhecidos. E com […]
Hoje vamos adoçar um pouco o bico e se deliciar com um doce típico da cozinha italiana. E como todas as receitas são uma delicia esta não pode deixar a desejar. A Zeppola ou Zeppoli, que também pode é conhecido como bolo de São Jose por ser um dos atrativos da festa de San Giuseppe, […]
Se você é como nós apaixonado pela Itália e principalmente pela culinária italiana já deve ter ouviu falar sobre o Pignoli ou Pignolo? Ainda não? Bom então agora você vai aprender o que é e algumas das delicias que podem ser feitas com este pequeno ingrediente. E eu digo pequeno porque é pequeno mesmo. O […]