Hoje vamos adoçar um pouco o bico e se deliciar com um doce típico da cozinha italiana. E como todas as receitas são uma delicia esta não pode deixar a desejar. A Zeppola ou Zeppoli, que também pode é conhecido como bolo de São Jose por ser um dos atrativos da festa de San Giuseppe, comemorada no dia de São José. É um pastel doce feito com massa crocante por fora e macia por dentro, recheado com creme de confeiteiro.
Típico da região de Roma e Nápoles, onde você pode encontra-lo em qualquer padaria ou venda de doces da região. Ou caso você esteja passeando pela Itália no dia de São José pode facilmente encontrar o doce sendo vendido nas barraquinhas de rua. Outros costumes que tradicionalmente os cristãos que adoram Zeppole fazem é presentear seus amigos e conhecidos de nome José com o doce. E comprar doces sempre em múltiplos de três para que cada um represente José, Maria e Jesus. Costumes esses que muitos descendentes de italianos mantem mesmo aqui no Brasil.
Existem três versões da origem do doce a dos napolitanos, que acreditam na origem religiosa e que por isso o Zeppole foi criado nos mosteiros de Santa Patrícia ou São Gregório. Já na região da Sicília acredita-se que o doce nasceu em homenagem ao Santo por salvar a população de uma grande seca durante a idade média. Já a versão ais antiga diz que o Zeppole já era feito na Roma antiga para ser servido aos Deuses do Trigo e do Vinho.
Mas o mais importante é que independente de sua origem o doce é tão saboroso que conquistou não só os italianos, mas sim todo o mundo. E o melhor você mesmo pode fazer a Zeppola. Vamos à receita.
Ingredientes Creme
1 xicara de leite
¼ de xicara de creme de leite
1 colher de amido de milho
½ xicara de açúcar
2 gemas
2 colheres de extrato de baunilha
Modo de preparo Creme
Misture as gemas, o açúcar e o amido de milho em uma tigela, reserve. Em uma panela leve ao fogo o leite e a essência de baunilha quando o leite começar a ferver desligue e junte com a mistura das gemas. Misture até tudo ficar homogêneo e depois leve a mistura ao fogo novamente até engrossar. Mexa sempre para não grudar no fundo da panela.
Ingredientes
1 xicara de água
1 e ½ xicara de farinha
¼ de xicara de manteiga
3 ovos
1 pitada de sal
Modo de preparo
Em uma panela leve ao fogo a agua a manteiga e o sal. Assim que levantar fervura diminua o fogo e acrescente o trigo. Misture até que a massa fique homogenia e comesse a desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo e transfira a massa para uma batedeira para acrescentar os ovos. Em seguida é só colocar em um saco de confeiteiro e em uma assadeira faça círculos como o bico de confeitar formado um círculo duplo de massa. Leve ao forno preaquecido a 200 graus por quinze minutos. Retire do forno e aguarde esfriar para colocar o creme de confeiteiro por cima com a ajuda do saco de confeiteiro. Pode usar o mesmo bico para fazer a camada de creme por cima do doce.
Buon Appetito!
A nossa querida Itália é cheia de charme e com as mais deliciosas comidas que você já deve ter provado. E engana-se quem pensa que na Itália vamos encontrar apenas massa. A Itália pode ser conhecida pelas macarronadas, lasanhas e muita massa, mas muita massa, porém, os queijos italianos também são muito conhecidos. E com […]
Hoje vamos adoçar um pouco o bico e se deliciar com um doce típico da cozinha italiana. E como todas as receitas são uma delicia esta não pode deixar a desejar. A Zeppola ou Zeppoli, que também pode é conhecido como bolo de São Jose por ser um dos atrativos da festa de San Giuseppe, […]
Se você é como nós apaixonado pela Itália e principalmente pela culinária italiana já deve ter ouviu falar sobre o Pignoli ou Pignolo? Ainda não? Bom então agora você vai aprender o que é e algumas das delicias que podem ser feitas com este pequeno ingrediente. E eu digo pequeno porque é pequeno mesmo. O […]